FREITAS, Bruno Miranda et al.. Gestão democrática ou monocrática: um estudo de caso. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25342>. Acesso em: 24/11/2024 23:01
Com aprovação da Constituição de 1988 muitas compreensões teóricas foram mudadas a partir do estabelecimento da gestão democrática do ensino público como um princípio constitucional, no intuito de tornar a gestão mais participativa envolvendo todo o âmbito escolar. A partir desse cenário foi criado o Conselho Escolar para que junto com a Gestão pudesse trabalhar colaborativamente na tomada de decisões acerca do desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da escola em suas diferentes dimensões. Buscando compreender a vivência da gestão escolar, identificando seus limites e possibilidades, esta investigação definiu como lócus uma escola estadual de Ensino Médio localizada no município Acarape-CE. Metodologicamente a pesquisa se assenta na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo utilizado como estratégias de aproximação com a realidade a entrevista e a observação. Os resultados apontam para a necessidade de formação dos sujeitos para uma melhor compreensão acerca do papel do conselho escolar na gestão.