LOPES, Douglas Garcia. Gestão educacional e os paradigmas da educação. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25345>. Acesso em: 25/11/2024 01:00
Este artigo trata da relação professor fora da sala de aula e da influência que ele recebe da gestão educacional e aplicada na arte diária. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo entrevista e observação do campo com professor fora de sala. A gestão leva para a coordenação, a estratégia do desenvolvimento de pessoas, o desenvolvimento da concepção de programas, envolvendo-se na apresentação de ideias e técnicas e os professores levam a experiência para aplicar na arte de educar/coordenar e de ser gestor. A lei de diretrizes de bases da educação nº 9.394/96 estabelece que a escola seja responsável pelos processos de organização escolar traz junto à autonomia a ideia e recomendação de gestão colegiada, com responsabilidade compartilhada pelas comunidades internas e externas da escola de forma democrática.