O ensino de ciências naturais configura-se como fator importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa à medida que admite aos sujeitos conhecimentos necessários a compreensão do mundo possibilitando a capacidade de transformação da realidade. Sendo a responsabilidade desse ensino, conferida ao professor, onde este proponha situações interessantes e significativas favorecendo a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios propondo a articulação entre os conceitos construídos. Cabe ressaltar que este ensino deve estar pautado em uma Aprendizagem Baseada em Problemas para que não se torne desvinculada da realidade dos sujeitos e que valorize a prática/experimentação para instigar a curiosidade do aluno. Para tanto, a formação inicial deve se constituir em um espaço de crítica e reflexão coletiva, em que o professor em formação seja movido a avaliar sua própria prática, considerando a partir disso metas que favoreçam a construção de novas propostas para uma ação educativa e que valorize os conhecimentos dos alunos como importante nesse processo. Assim, este trabalho objetiva analisar como se processa o ensino de ciências naturais a partir de uma aula ministrada por uma discente do curso de Pedagogia da UFPA-Castanhal em seu processo de Formação Inicial. Para a construção deste trabalho realizou-se uma análise da videogravação de uma aula de Ciências Naturais ministrada por uma discente do 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPA- Campus Castanhal, cujo tema fora sistema digestório. Os resultados apontam que a aula ministrada, tratou o conteúdo isoladamente, à medida que não levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. A discente deveria também ter usado a Aprendizagem Baseada em Problemas, propondo situações para que os alunos a partir destas fossem instigados a compreender o tema mais profundamente e encontrar formas de solucionar as dificuldades através da realidade. Poderia ainda ter proposto atividades práticas, vez que a prática/experimentação deve ser fomentada para instigar a curiosidade dos alunos, bem como promover novas possibilidades de compreensão. Diante do exposto neste trabalho, compreende-se que para ensinar ciências naturais, torna-se fundamental que o professor utilize alternativas metodológicas capazes de contribuir para o aprimoramento do ensino estimulando assim o interesse dos alunos, bem como potencializando o aprendizado.
Palavras-chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial.