PINHEIRO, Swellen Silva. Metacognição como processo de ensino-aprendizagem. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25423>. Acesso em: 25/11/2024 02:09
Este trabalho tem por objeto de estudo a Metacognição, conceito definido por John Hurley Flavell nos anos 1970. Objetivamos enfatizar aspectos importantes deste conceito que, aos poucos, ganha espaço nas discussões pedagógicas, e abordar a forte relação existente entre aprendizagem e metacognição. Buscaremos evidenciar o papel das estratégias metacognitivas na potencialização da aprendizagem, por meio das quais o aluno consegue desenvolver maneiras eficazes para lidar com informações advindas do meio e também de seus próprios processos de pensamento. Considerando este um conceito que se preocupa com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, veremos que a prática pedagógica utilizada em sala pode contribuir no processo de construção das estratégias metacognitivas, tendo como finalidade a superação de dificuldades de aprendizagem e estimulação do processo de aprender a aprender. Nesse sentido, consideramos o conceito de metacognição de fundamental importância para a construção da aprendizagem significativa dentro do contexto escolar.