SILVA, Rute Ferreira Da. O jogo como metodologia às séries iniciais. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25503>. Acesso em: 25/11/2024 05:00
Este trabalho discorre sobre o jogo como recurso metodológico às Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir da experiência proporcionada pelo Subprojeto de Matemática/PIBID da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína, na Escola Estadual Deputado Federal José Alves de Assis, com a turma 4º ano. Nossas reflexões estão embasadas, principalmente, sob o olhar de Brougère (2002, 2011), Kishimoto (2010, 2011) e Moura (1991, 2010) no diz respeito à virtualidade para a aprendizagem. Ressaltamos que nos apropriamos dessa metodologia conforme a definição de Lara (2003) dos jogos de aprofundamento, visto que nossas atividades foram de monitoria. Como método avaliativo utilizamos atividades escritas e observação antes e pós-jogo, esta de forma contínua por certo período de tempo. A partir dessa avaliação verificamos que o jogo enquanto método para o ensino de Matemática nas Séries Iniciais mostra-se uma metodologia exitosa, desde que se respeitem as peculiaridades que exige para sua ação efetiva.