CARMO, Andréia Nascimento. Os contos de fadas viveram felizes para sempre?. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25571>. Acesso em: 25/11/2024 01:30
O objetivo deste texto é divulgar o norteamento do terceiro capítulo que compõe a pesquisa de mestrado “Era uma vez: o conto de fadas e a formação do leitor no Ensino Fundamental”. Observaremos como os contos de fadas aparecem em alguns livros didáticos e em livros literários. Faremos a análise de alguns contos como Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante, de Lynn Roberts, et. al. e, Ruth Rocha reconta João e Maria, de Ruth Rocha e Adilson Farias, considerados como contos modernos visando identificar algumas das novas características adquiridas por meio de renovações ideológicas. Posteriormente, mostraremos outras formas de transmissão e adaptação desses contos para o cinema. Tais renovações são relevantes para a discussão sobre a trajetória em que está envolvido esse gênero literário, sob o qual nos interessa destacar o porquê e, sobretudo, como os contos de fadas são retomados e quais suas contribuições para a formação do leitor literário.