ALMEIDA, Djane Silva et al.. Os gêneros do discurso: língua e sociedade. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25584>. Acesso em: 24/11/2024 23:29
Resumo Este trabalho tem como foco principal fazer uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que visa mostrar como os professores de Língua Portuguesa, vem tendo dificuldades de trabalhar com os gêneros textuais em salas de aulas atualmente. E isto devido á uma má formação por parte de muitas instituições de ensino superior. E para que se tenha uma visão geral do problema apontaremos como pontos principais: Falta de formações continuadas de qualidade que vise prepara-los realmente para ensinar os gêneros textuais em sala de aula; Pratica no processo de leitura e produção textual. Visando preparar o professor para a prática de suas aulas e na hora de fazer atividades escritas com os educandos, e que consigam através da leitura textual aprender a usar os gêneros diversos; E pela prática continuada , entender que os gêneros textuais são formas vivas e concretas de usar a língua e de o individuo se comportar na sociedade e melhorar a qualidade na Educação. Palavras-Chave Gênero do Discurso, Formação de Professor, Língua Portuguesa.