, Raimundavandaferreiravieira. Pisa: avaliação comparada do ensino fundamental. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25622>. Acesso em: 25/11/2024 02:30
RESUMO O objetivo desse trabalho é apresentar o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) destacando sua importância na promoção da qualidade do ensino fundamental e os principais resultados obtidos desde o ingresso do Brasil no programa, no período de 2000 a 2012, que servirão de base para futuras discussões sobre avaliação educacional. Iremos discorrer sobre os resultados obtidos até então pelos estudantes brasileiros, que podem servir de caminho para reformulação de políticas educacionais, voltadas para melhoria do ensino fundamental, abordando as diferenças regionais que contribuem para resultados insatisfatórios no programa de avaliação PISA. Abordaremos de que modo esses resultados seriam importantes para orientar as políticas voltadas para a qualidade do ensino fundamental. Teremos como fonte os dados oficiais do MEC, periódicos, livros e artigos que debatem sobre o tema, além de dados obtidos em eventos relacionados à temática.