PERES, Élida De Sousa et al.. Tecidos africanos na escola. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25756>. Acesso em: 25/11/2024 01:20
Este trabalho apresenta um projeto de intervenção sobre tecidos africanos em sala de aula que visa refletir e discutir símbolos geométricos, no qual utilizaremos a etnomatemática que irá propiciar aos alunos conhecer a estamparia assim como a história e cultura do povo africano, que tem como objetivo valorizar a diversidade étnica e cultural, a partir das vestimentas do povo africano. Como resultado do projeto apresentaremos a beleza do tecido, colocando o negro no centro da discussão, representando fatores de motivação e de interesse, visto que o negro faz parte da formação e composição social do povo brasileiro. Este projeto de intervenção, contudo, deve ser permeado por reflexões acerca dos tecidos estampados, da cultura africana, como mecanismo de inclusão social dos alunos, empoderando-se desses conhecimentos em forma de conteúdo matemático, o que pode contribuir para aumentar a aprendizagem em geometria.