MARQUES, Sidiléia Chaves De Souza et al.. . Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25817>. Acesso em: 24/11/2024 22:01
RESUMO: Esse artigo é resultado de trabalho realizado a partir da Disciplina Estágio em Ambientes Não-Escolar que visa contribuir nas pesquisas que mostram a atuação do Pedagogo no respectivo ambiente. Objetiva investigar o papel do pedagogo no ambiente não-escolar, suas práticas pedagógicas para a solução dos desafios como o preconceito racial dentro do espaço educativo. Buscando conhecer e refletir sobre esse fazer pedagógico no Projeto AABB Comunidade em Tucuruí-PA. Recorrendo a abordagem qualitativa para a análise dos dados colhidos, conforme Libâneo (2008), Frison (2004), Almeida (1995) definindo assim o papel do pedagogo e as habilidades que ele pratica no desenvolver de suas atividades para a solução dos problemas. Apontando como os saberes pedagógicos são essenciais para efetivação desse profissional em ambiente não formal.