SANTOS, Rosane Andréia Silva Dos et al.. . Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25818>. Acesso em: 24/11/2024 22:10
A prática pedagógica do professor pode ser compreendida como uma prática social construída a partir de suas experiências individuais e coletivas. Este trabalho objetiva discutir sobre a prática pedagógica do professor em ambientes escolares, onde fez-se necessário análise documental, tendo como base o filme “Entre os muros da escola”. Os resultados apontam para a importância do diálogo entre família e escola, vez que a educação deve ocorrer em conjunto a outras instituições. Indicam que há importância na relação dialógica entre professor e aluno, para construção do conhecimento para que a liberdade seja alcançada a partir de uma ação reflexiva crítica da realidade. Assinalam ainda, que a curiosidade do aluno deve ser estimulada pelo professor, sem ela não será possível aprender, tampouco ensinar. Diante das colocações apresentadas neste trabalho, acreditamos que o processo educativo deve transpor os muros da escola. Para isso, a educação deve ser vista como prática social em que os alunos também possam transformá-la. Palavras-chave: Prática pedagógica, Ambientes escolares, Relação dialógica.