Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

DIANA WYNNE JONES E A ANIMAÇÃO DE HAYAO MIYAZAKI: A ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: LITERATURA, CINEMA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25948
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "DIANA WYNNE JONES E A ANIMAÇÃO DE HAYAO MIYAZAKI: A ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca propor, em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que consiste ao ensino de artes e literatura, alternativas de abordagens e intercessões interdisciplinares para a formação do letramento literário em sala de aula. Isto é, nosso objetivo é propor outros caminhos, bem como novas possibilidades de encontros para inclusão das capacidades que conduz o aprender a ler e escrever. Considerando ainda, o mundo tomado pelas tecnologias da informação tanto no âmbito das relações sociais, quanto do ensino, e demais campos que compõem a sociedade, observa-se uma necessidade de adaptação e dinamismo por parte dos professores, assim como dos alunos, para a construção de aulas de literatura que contemplem não apenas a leitura de obras literárias em sua forma escrita, mas também possibilitem o uso de adaptações para desenvolver novas formas de subjetividade e fomento à leitura. Nossa posição é de que o cinema é um desses meios. Sendo assim, buscaremos através da obra O Castelo Animado da escritora Diana Wynne Jones e da adaptação do diretor Hayao Miyazaki, observar como se estabelece a relação dialógica entre texto literário e a adaptação. Além de aspectos ligados à representação da mulher, relações familiares e estratificações sociais discutidas em ambos os formatos. Objetivamos problematizar também como essas obras subvertem o modo tradicional de tematizações da estética corporal (padrões de beleza), da juventude, das relações familiares e de sentimentos. Não obstante, demonstrar como o cinema pode propor caminhos para a formação do letramento literário, bem como para construção de novos saberes. Nossa pesquisa está fundamentada em CÂNDIDO (2011), DUARTE (2002), FISCHER (1966), HALL (2003), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID262_25072016161333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOARLAN DE SOUSA COLAÇO"
    "autor_nome_curto" => "JOARLAN"
    "autor_email" => "joarlans@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25948
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "DIANA WYNNE JONES E A ANIMAÇÃO DE HAYAO MIYAZAKI: A ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca propor, em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que consiste ao ensino de artes e literatura, alternativas de abordagens e intercessões interdisciplinares para a formação do letramento literário em sala de aula. Isto é, nosso objetivo é propor outros caminhos, bem como novas possibilidades de encontros para inclusão das capacidades que conduz o aprender a ler e escrever. Considerando ainda, o mundo tomado pelas tecnologias da informação tanto no âmbito das relações sociais, quanto do ensino, e demais campos que compõem a sociedade, observa-se uma necessidade de adaptação e dinamismo por parte dos professores, assim como dos alunos, para a construção de aulas de literatura que contemplem não apenas a leitura de obras literárias em sua forma escrita, mas também possibilitem o uso de adaptações para desenvolver novas formas de subjetividade e fomento à leitura. Nossa posição é de que o cinema é um desses meios. Sendo assim, buscaremos através da obra O Castelo Animado da escritora Diana Wynne Jones e da adaptação do diretor Hayao Miyazaki, observar como se estabelece a relação dialógica entre texto literário e a adaptação. Além de aspectos ligados à representação da mulher, relações familiares e estratificações sociais discutidas em ambos os formatos. Objetivamos problematizar também como essas obras subvertem o modo tradicional de tematizações da estética corporal (padrões de beleza), da juventude, das relações familiares e de sentimentos. Não obstante, demonstrar como o cinema pode propor caminhos para a formação do letramento literário, bem como para construção de novos saberes. Nossa pesquisa está fundamentada em CÂNDIDO (2011), DUARTE (2002), FISCHER (1966), HALL (2003), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID262_25072016161333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOARLAN DE SOUSA COLAÇO"
    "autor_nome_curto" => "JOARLAN"
    "autor_email" => "joarlans@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente trabalho busca propor, em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que consiste ao ensino de artes e literatura, alternativas de abordagens e intercessões interdisciplinares para a formação do letramento literário em sala de aula. Isto é, nosso objetivo é propor outros caminhos, bem como novas possibilidades de encontros para inclusão das capacidades que conduz o aprender a ler e escrever. Considerando ainda, o mundo tomado pelas tecnologias da informação tanto no âmbito das relações sociais, quanto do ensino, e demais campos que compõem a sociedade, observa-se uma necessidade de adaptação e dinamismo por parte dos professores, assim como dos alunos, para a construção de aulas de literatura que contemplem não apenas a leitura de obras literárias em sua forma escrita, mas também possibilitem o uso de adaptações para desenvolver novas formas de subjetividade e fomento à leitura. Nossa posição é de que o cinema é um desses meios. Sendo assim, buscaremos através da obra O Castelo Animado da escritora Diana Wynne Jones e da adaptação do diretor Hayao Miyazaki, observar como se estabelece a relação dialógica entre texto literário e a adaptação. Além de aspectos ligados à representação da mulher, relações familiares e estratificações sociais discutidas em ambos os formatos. Objetivamos problematizar também como essas obras subvertem o modo tradicional de tematizações da estética corporal (padrões de beleza), da juventude, das relações familiares e de sentimentos. Não obstante, demonstrar como o cinema pode propor caminhos para a formação do letramento literário, bem como para construção de novos saberes. Nossa pesquisa está fundamentada em CÂNDIDO (2011), DUARTE (2002), FISCHER (1966), HALL (2003), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.