RESUMO: A proposta deste artigo foi a de fazer uma reflexão sobre o trabalho com a leitura literária na educação de jovens e adultos-EJA, na perspectiva do letramento literário. Para isso, subsidiou-se de uma experiência realizada em 2015, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professora Eudes Veras, escola estadual situada na cidade de Fortaleza-CE. Trata-se do Projeto Em Canto Literário, cujo objetivo foi proporcionar um ambiente propício aos alunos do CEJA Profa. Eudes Veras, na perspectiva de formar leitores literários. As atividades desenvolvidas no projeto visavam aproximar a leitura literária e o aluno do CEJA, por isso o cuidado em promover momentos que fortalecessem o contato entre leitor e livro. Essa experiência motivou as reflexões aqui expostas, levando-nos à percepção clara do quanto os escritos literários podem colaborar para a interpretação da realidade, para a compreensão de si e do outro, para a reflexão sobre o mundo e para a tomada de atitudes. A fim de situar o CEJA no contexto da EJA e de justificar a dificuldade de frequência enfrentada no início do projeto, apresentamos os Centros de educação de jovens e adultos onde desenvolvemos as atividades, bem como sua base legal de funcionamento encontrada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96). Teoricamente embasamos nossas atividades nos escritos sobre leitura, literatura e letramento literário de Cosson (2014), Soares (2006), Zilberman e Silva (2008), Gotlib (2006), dentre outros.