Na vivência como supervisor e bolsista do subprojeto PIBID – Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental nas aulas de Ensino Religioso nas turmas dos 7º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, percebemos a dificuldade de produzir material pedagógico para essa disciplina. Partindo dessa problemática, surgiu a necessidade de buscar novas formas de abordar os conteúdos e metodologias na sala de aula que venham auxiliar o professor na sua prática pedagógica pluralista. Embasados teoricamente em Azevedo (2002), Feba e Junqueira (2013) e Cosson (2012), no que diz respeito às orientações para a proposta de Letramento Literário com os contos populares. Assim, defendemos a inserção de práticas de Letramento Literário, por entender que a literatura proporciona ações significativas no contexto escolar e porque contribui na apreensão dos sistemas simbólicos. O trabalho apresenta o resultado de uma sessão de Leitura Compartilhada com grupos de seis alunos que leram a obra Contos Populares, de Luís Câmara Cascudo. Os resultados indicam uma participação mais ativa e dinâmica nas aulas por parte dos estudantes. Registramos ainda a interação que acontece no trabalho em grupo, o qual possibilita que aqueles que possuem menos dificuldade possam ajudar aqueles que possuem maiores dificuldades de interpretação. Como conclusão, indicamos como a Leitura Compartilhada dos contos populares aumenta a interação na formação de novos leitores e como estes percebem a relação entre a Literatura e a Religião, a partir das ações dos personagens das narrativas lidas.