Embora predomine no imaginário brasileiro a ideia de que já não existe discriminação racial em nossa sociedade, essa é uma questão que merece uma investigação acadêmica aprofundada. Aa miscigenação já não deve mais ser pré-requisito para por fim a esse debate, devemos sim nos ater aos dados reais coletados no cotidiano da vida acadêmica e escolar dos estudantes negros ou que se afirmem como tal. Pensando por esse prisma, decidimos nos apropriar da Literatura Afro-brasileira como instrumento de modificação de ideias, com um olhar para a realidade do século XXI. Assim, no presente texto, abordamos os desafios encontrados pelos professores que compõem a educação básica em inserir Religião, História, Literatura e Cultura Africana e Afro-Brasileira em sala de aula. Os resultados, ainda preliminares, indicam a importância de, na formação de professores do curso licenciatura em Ciências da Religião, a necessidade de um trabalho interdisciplinar com base na Lei Federal 10.639/03 para uma compreensão da Literatura Negra e sua influência na formação identitária estudantes de Ensino Fundamental da disciplina Ensino Religioso.