No decorrer dos cursos de licenciatura é comum levantarmos discussões sobre as dificuldades em aliar a teoria com a prática. Neste sentido, a formação de professores tem como pressuposto possibilitar que o graduando, quando estiver em exercício em sala de aula, possa fazer a fusão entre esses dois âmbitos. O estágio, portanto, é uma excelente oportunidade para que os licenciandos possam planejar, executar e avaliar sua atuação docente. Por esta razão, na grade curricular do curso de Letras da UFCG é oferecida, a partir do 6º período, a disciplina Estágio em Literatura no Ensino Fundamental, em que desenvolvemos a experiência objeto deste artigo. A partir desse trabalho com o texto literário na sala de aula, nosso objetivo é descrever e avaliar a metodologia adotada e a recepção dos alunos acerca da leitura de três versões do conto Chapeuzinho Vermelho (Baruzzi e Nataline, 2011), (Leray, 2012) e Grimm (1989). Tendo como base a sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), planejamos e executamos 15 aulas, abordando três versões do conto para uma turma do 6º ano do EF de uma escola da rede Municipal de Campina Grande/ PB. Com base nessa experiência, constatamos que a leitura provocou nos alunos uma integração entre os colegas, despertou a criatividade e os motivou para o desenvolvimento da leitura oral e da escrita do próprio gênero conto.
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