Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O GÊNERO LITERÁRIO CONTO EM SALA DE AULA: ABORDAGEM DAS DIVERSAS VERSÕES DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, CONTO, CHAPEUZINHO VERMELHO Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26055
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "O GÊNERO LITERÁRIO CONTO EM SALA DE AULA: ABORDAGEM DAS DIVERSAS VERSÕES DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      No decorrer dos cursos de licenciatura é comum levantarmos discussões sobre as dificuldades em aliar a teoria com a prática. Neste sentido, a formação de professores tem como pressuposto possibilitar que o graduando, quando estiver em exercício em sala de aula, possa fazer a fusão entre esses dois âmbitos. O estágio, portanto, é uma excelente oportunidade para que os licenciandos possam planejar, executar e avaliar sua atuação docente. Por esta razão, na grade curricular do curso de Letras da UFCG é oferecida, a partir do 6º período, a disciplina Estágio em Literatura no Ensino Fundamental, em que desenvolvemos a experiência objeto deste artigo. A partir desse trabalho com o texto literário na sala de aula, nosso objetivo é descrever e avaliar a metodologia adotada e a recepção dos alunos acerca da leitura de três versões do conto Chapeuzinho Vermelho (Baruzzi e Nataline, 2011), (Leray, 2012) e Grimm (1989). Tendo como base a sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), planejamos e executamos 15 aulas, abordando três versões do conto para uma turma do 6º ano do EF de uma escola da rede Municipal de Campina Grande/ PB.  Com base nessa experiência, constatamos que a leitura provocou nos alunos uma integração entre os colegas, despertou a criatividade e os motivou para o desenvolvimento da leitura oral e da escrita do próprio gênero conto.  \r\n
      \r\n
      .
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONTO, CHAPEUZINHO VERMELHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID502_21072016203617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA BARBOSA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "DIANA FREITAS"
    "autor_email" => "dianabarbosa146@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26055
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "O GÊNERO LITERÁRIO CONTO EM SALA DE AULA: ABORDAGEM DAS DIVERSAS VERSÕES DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      No decorrer dos cursos de licenciatura é comum levantarmos discussões sobre as dificuldades em aliar a teoria com a prática. Neste sentido, a formação de professores tem como pressuposto possibilitar que o graduando, quando estiver em exercício em sala de aula, possa fazer a fusão entre esses dois âmbitos. O estágio, portanto, é uma excelente oportunidade para que os licenciandos possam planejar, executar e avaliar sua atuação docente. Por esta razão, na grade curricular do curso de Letras da UFCG é oferecida, a partir do 6º período, a disciplina Estágio em Literatura no Ensino Fundamental, em que desenvolvemos a experiência objeto deste artigo. A partir desse trabalho com o texto literário na sala de aula, nosso objetivo é descrever e avaliar a metodologia adotada e a recepção dos alunos acerca da leitura de três versões do conto Chapeuzinho Vermelho (Baruzzi e Nataline, 2011), (Leray, 2012) e Grimm (1989). Tendo como base a sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), planejamos e executamos 15 aulas, abordando três versões do conto para uma turma do 6º ano do EF de uma escola da rede Municipal de Campina Grande/ PB.  Com base nessa experiência, constatamos que a leitura provocou nos alunos uma integração entre os colegas, despertou a criatividade e os motivou para o desenvolvimento da leitura oral e da escrita do próprio gênero conto.  \r\n
      \r\n
      .
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONTO, CHAPEUZINHO VERMELHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID502_21072016203617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA BARBOSA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "DIANA FREITAS"
    "autor_email" => "dianabarbosa146@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

No decorrer dos cursos de licenciatura é comum levantarmos discussões sobre as dificuldades em aliar a teoria com a prática. Neste sentido, a formação de professores tem como pressuposto possibilitar que o graduando, quando estiver em exercício em sala de aula, possa fazer a fusão entre esses dois âmbitos. O estágio, portanto, é uma excelente oportunidade para que os licenciandos possam planejar, executar e avaliar sua atuação docente. Por esta razão, na grade curricular do curso de Letras da UFCG é oferecida, a partir do 6º período, a disciplina Estágio em Literatura no Ensino Fundamental, em que desenvolvemos a experiência objeto deste artigo. A partir desse trabalho com o texto literário na sala de aula, nosso objetivo é descrever e avaliar a metodologia adotada e a recepção dos alunos acerca da leitura de três versões do conto Chapeuzinho Vermelho (Baruzzi e Nataline, 2011), (Leray, 2012) e Grimm (1989). Tendo como base a sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), planejamos e executamos 15 aulas, abordando três versões do conto para uma turma do 6º ano do EF de uma escola da rede Municipal de Campina Grande/ PB. Com base nessa experiência, constatamos que a leitura provocou nos alunos uma integração entre os colegas, despertou a criatividade e os motivou para o desenvolvimento da leitura oral e da escrita do próprio gênero conto. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.