ARAÚJO, Mariclécia Bezerra De. O jogo ritual na sala de aula: trilhando caminhos. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26058>. Acesso em: 25/11/2024 00:01
Este trabalho relata uma experiência vivenciada durante o Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN e diz respeito à aplicação do Jogo Ritual em uma Escola Municipal da rede Pública de Ensino, Prefeito Mário Eugênio Lira, em Natal/RN. Privilegiamos precisamente, o segundo ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde trabalhamos a vertente do Jogo Ritual em sala de aula, desenvolvendo uma metodologia voltada para a poética dos elementos da natureza (terra, fogo, água e ar). O processo vivido pelas crianças continua em desenvolvimento, tendo em vista ter este trabalho um caráter in-conclusivo, pois o trabalho com o Jogo permanece em desenvolvimento, comungando de uma parceria com a professora da turma, que juntamente conosco, considera critério essencial, o processo e não o produto. Assim, a metodologia dos encontros recuperou parte da subjetividade deles, considerando ser a liberdade de expressão dentro da escola, um caminho a ser pensado, porque precisamos emancipar o aluno/espectador/ator, oportunizando-o a experimentar papeis dentro e fora de cena, seja do campo do real ou do ficcional, ele dilata simultaneamente seu conhecimento por meio da investigação estética.