Resumo: O estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado (QUEIROS, 2014), cuja análise revela o lugar do texto literário no espaço da sala de aula pelo olhar de estudantes do 3º e 4º ano de uma escola pública no município de Pau dos Ferros (RN) que produziram Diários de Leitura. A pesquisa trata das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças com foco na mediação do professor. De natureza qualitativa, com respaldo na descrição e interpretação dos dados gerados, selecionamos alguns diários para compor esse estudo, apresentando trechos dos diários que desvelam a formação leitora no contexto escolar (BOGDAN E BIKLEN, 2014), (LOPES, 1996). Utilizamos como referencial teórico os estudos de Benevides (2008), Geraldi (1996), Silva (2009, 2010, 2011), Amarilha (2013), dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade de (re) pensar a prática da leitura literária no espaço escola, por entendermos essa atividade como significativa para a formação social e cultural dos estudantes do Ensino Fundamental, por valorizar o potencial estético, cognitivo e formativo. Na conclusão, a pesquisa defende a leitura literária como uma prática social para formar leitores a partir da mediação do professor e reconhece o ato de ler na escrita diarista das crianças.