Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO PELAS VOZES DAS CRIANÇAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Palavra-chaves: DIÁRIOS DE LEITURA, LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26062
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 77
    "titulo" => "O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO PELAS VOZES DAS CRIANÇAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "resumo" => "Resumo: O estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado (QUEIROS, 2014), cuja análise revela o lugar do texto literário no espaço da sala de aula pelo olhar de estudantes do 3º e 4º ano de uma escola pública no município de Pau dos Ferros (RN) que produziram Diários de Leitura. A pesquisa trata das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças com foco na mediação do professor. De natureza qualitativa, com respaldo na descrição e interpretação dos dados gerados, selecionamos alguns diários para compor esse estudo, apresentando trechos dos diários que desvelam a formação leitora no contexto escolar (BOGDAN E BIKLEN, 2014), (LOPES, 1996). Utilizamos como referencial teórico os estudos de Benevides (2008), Geraldi (1996), Silva (2009, 2010, 2011), Amarilha (2013), dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade de (re) pensar a prática da leitura literária no espaço escola, por entendermos essa atividade como significativa para a formação social e cultural dos estudantes do Ensino Fundamental, por valorizar o potencial estético, cognitivo e formativo. Na conclusão, a pesquisa defende a leitura literária como uma prática social para formar leitores a partir da mediação do professor e reconhece o ato de ler na escrita diarista das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "DIÁRIOS DE LEITURA, LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID77_20062016195639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS "
    "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS "
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26062
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 77
    "titulo" => "O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO PELAS VOZES DAS CRIANÇAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "resumo" => "Resumo: O estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado (QUEIROS, 2014), cuja análise revela o lugar do texto literário no espaço da sala de aula pelo olhar de estudantes do 3º e 4º ano de uma escola pública no município de Pau dos Ferros (RN) que produziram Diários de Leitura. A pesquisa trata das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças com foco na mediação do professor. De natureza qualitativa, com respaldo na descrição e interpretação dos dados gerados, selecionamos alguns diários para compor esse estudo, apresentando trechos dos diários que desvelam a formação leitora no contexto escolar (BOGDAN E BIKLEN, 2014), (LOPES, 1996). Utilizamos como referencial teórico os estudos de Benevides (2008), Geraldi (1996), Silva (2009, 2010, 2011), Amarilha (2013), dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade de (re) pensar a prática da leitura literária no espaço escola, por entendermos essa atividade como significativa para a formação social e cultural dos estudantes do Ensino Fundamental, por valorizar o potencial estético, cognitivo e formativo. Na conclusão, a pesquisa defende a leitura literária como uma prática social para formar leitores a partir da mediação do professor e reconhece o ato de ler na escrita diarista das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "DIÁRIOS DE LEITURA, LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID77_20062016195639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS "
    "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS "
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Resumo: O estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado (QUEIROS, 2014), cuja análise revela o lugar do texto literário no espaço da sala de aula pelo olhar de estudantes do 3º e 4º ano de uma escola pública no município de Pau dos Ferros (RN) que produziram Diários de Leitura. A pesquisa trata das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças com foco na mediação do professor. De natureza qualitativa, com respaldo na descrição e interpretação dos dados gerados, selecionamos alguns diários para compor esse estudo, apresentando trechos dos diários que desvelam a formação leitora no contexto escolar (BOGDAN E BIKLEN, 2014), (LOPES, 1996). Utilizamos como referencial teórico os estudos de Benevides (2008), Geraldi (1996), Silva (2009, 2010, 2011), Amarilha (2013), dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade de (re) pensar a prática da leitura literária no espaço escola, por entendermos essa atividade como significativa para a formação social e cultural dos estudantes do Ensino Fundamental, por valorizar o potencial estético, cognitivo e formativo. Na conclusão, a pesquisa defende a leitura literária como uma prática social para formar leitores a partir da mediação do professor e reconhece o ato de ler na escrita diarista das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.