Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência formativa do PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religião/UERN. Fruto de uma monografia de conclusão de curso, apresenta o uso do portfólio como recurso pedagógico reflexivo que registra as atividades da sala de aula, organizadas em sequências didáticas. Os conjuntos de atividades organizadas no portfólio indicam que as ações de letramento literário no contexto do Ensino Religioso são estrategicamente planejadas e que os bolsistas precisam de um repertório de saberes para a docência, que inclui a compreensão do processo de formação de novos leitores e a prática metodológica com a inserção da leitura de gêneros como contos, filmes e narrativas mitológicas. Os resultados encontrados indicam que o Pibid inseriu práticas leitoras na sala de aula de Ensino Fundamental que podem ter uma organização sistemática e produtiva, quando organizada na forma de portfólio.
Palavras-chave: Portfólio de sequências didáticas. Práticas leitoras. Formação de Novos Leitores. PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religião.