O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra infanto-juvenil A princesa e a costureira (2015), de Janaína Leslão e Júnior Caramez, bem como apresentar uma proposta didática para discussão da referida obra em sala de aula. A princesa e a costureira (2015) é uma narrativa semelhante quanto à estrutura aos contos de fadas tradicionais para crianças, no entanto, ao invés de um desfecho patriarcal e heteronormativo como normalmente se lê nos contos de fadas, esta nos apresenta uma estória de amor homoafetivo entre a protagonista, a princesa Cíntia, e Ishar, costureira do povoado. Analisa-se a obra com base na discussão de Coelho (1987) quanto à aproximação com os contos de fadas e de Fernandes (2015) quanto a configuração de personagens homoafetivas. Parte-se de discussões que envolvem estudos de gênero, diversidade sexual e ensino de literatura, como Facco (2009), Cosson (2006), Zilberman (2009), para propor sugestões de trabalho com a narrativa que formula em seu enredo uma sensibilização quanto ao preconceito contra o amor entre iguais.