SOUSA, Marinalva De. Um estudo do gênero fábula no ensino fundamental. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26134>. Acesso em: 25/11/2024 00:30
Este trabalho tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre o uso do gênero fábula para a formação leitora das crianças no Ensino Fundamental, de forma a levá-las a apreciá-las para melhor compreendê-las e produzi-las dentro e fora da escola. Neste tecer de ideias refletiu-se sobre a função desempenhada pelo professor em ensinar estratégias capazes de auxiliar e levar o estudante ao sucesso do ato de ler. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa de forma a comparar as diferentes versões da mesma história, destacando a organização dos fatos e as características dos personagens a partir das narrativas de Esopo, a fim de identificar nesses textos literários os que mais chamam a atenção desses leitores e refletir acerca das diversas possibilidades na hora de escrever. Esse gênero apresenta uma linguagem acessível que favorece o desenvolvimento da leitura em sala de aula e estimula o senso moral das crianças. Para fundamentar esse estudo, teremos como arcabouço teórico, Dezotti (2003); Freire (1992); Santos (2003) e os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). As estratégias de leitura foram trabalhadas, em sala de aula, através de uma sequência didática, de modo a verificar se tais estratégias possibilitariam um amadurecimento do leitor, a fim de colaborar para a formação de valores das crianças do ensino fundamental. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o entendimento de que o estudo do gênero fábula amplia a compreensão leitora dos estudantes perpassando pelo espaço da sala de aula e ampliando saberes diferenciados com relação à escrita de textos.