COSTA, Jamylla Dayanny Martins. . Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26256>. Acesso em: 24/11/2024 23:55
Nesse artigo, partimos da compreensão que toda a transformação e religação entre os sujeitos se dá na formação/educação dos diferentes atores sociais a partir de uma experiência específica. Acreditamos que é possível alavancar discussões que cercam a dimensão da formação profissional e pessoal a partir das experiências de vida. Para tanto, lançamos mão das seguintes questões de estudo: 1. A partir das experiências de sujeitos envolvidos com a prática do futsal feminino em São Francisco do Oeste (RN), é possível identificar valores éticos? Em sendo positivo a resposta, quais são esses valores? 2. Ao identificar os saberes éticos e os saberes docentes a partir da prática do futsal, como esses saberes podem contribuir para pensar a prática do professor de Educação Física? Nosso objetivo é discutir os saberes éticos identificados a partir das narrativas de vida dos sujeitos envolvidos com a prática esportiva do futsal, especificamente, o futsal feminino, em São Francisco do Oeste (RN). Essa experiência foi vivida por diferentes atores sociais, entre os anos de 2000 e 2016. Foi utilizado o método (auto)biográfico (NOVOA; FINGER, 2010). A partir dos registros dos sujeitos analisados identificamos os seguintes saberes éticos: solidariedade, responsabilidade, honestidade, autonomia, compreensão, compromisso, amizade, companheirismo, coletividade/cooperação, empenho, dedicação, respeito, liberdade, disciplina, sacrifício e renúncia. Para discutir e compreender esses saberes, recorremos a Edgar Morin (2011), em O Método 6. Ética. Nossa aposta teórica em Morin (2011).