, Antôniocarlossegundo et al.. . Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26257>. Acesso em: 24/11/2024 21:01
Este estudo pretende apresentar uma análise da importância da ética na área educacional, empresarial, política e econômica do país, proporcionando uma reflexão crítica para os cidadãos, sobre a realidade do contexto social que presenciamos; com crise nas instâncias brasileiras. A palavra ética é definida etimologicamente como um conjunto de valores do indivíduo em uma organização estrutural social, com deveres, responsabilidades e direitos a serem cumpridos por normas constitucionais. Através da mobilização de ações de conduta moral educacional, proporcionará que a empresa tenha um crescimento significativo, beneficiando a sociedade, os funcionários e os gestores que atuam ativamente no desenvolvimento desta empresa. Os resultados de todos os âmbitos: social, político, educacional e econômico, apontam que as ações morais, ou melhor, a falta delas no nosso país está cristalizada na política e gestão pública empresarial brasileira, ou seja, não é apenas o poder público sobre a quem deva recair a falta de ética, mas, as empresas brasileiras que fomentam a corrupção. Os atos ilegais antiéticos dos gestores da Petrobrás causam rebaixamento da empresa por agências internacionais de grande credibilidade junto aos empreendedores mundiais, e a consequência é na economia e o desenvolvimento brasileiro, degringolando e afetando a todos nós. Outra lacuna evidenciada neste estudo, corresponde a dificuldade que as escolas e universidades públicas têm de formar sujeitos com ética e moral educacional, de fato prova-se diante do contexto contemporâneo brasileiro, que urge a urgência de redimensionar o modo de formar os sujeitos, porque evidencia-se que as regras impostas no sistema educacional, não causa efeito nos alunos que estão inseridos, pois os mesmos não precisam apenas de regras impostas, mas de princípios éticos que seja exemplos, que porventura será através das próprias atitudes em sala de aula dos professores. A formação de cidadãos com ética é uma responsabilidade conjunta das instituições educacionais da sociedade.