FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26261 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 193 "inscrito_id" => 733 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO" "resumo" => "RESUMO: O presente estudo procura narrar às experiências vivenciadas por uma Docente da Sala de Atendimento Educacional Especializado, onde apresenta reflexões a partir da Implantação da Sala de Recursos Multifuncional no contexto escolar de uma instituição da rede pública. Nesse sentido pretendemos compreender: como as experiências com a implantação da Sala de Recurso Multifuncional, nos percursos formativos, expressos nas narrativas da docente pode favorecer para a construção de uma escola inclusiva? O estudo teve como objetivo: Analisar as experiências vivenciadas na Sala de Recurso Multifuncional, bem como nos percursos formativos, como meios para alavancar um ensino inclusivo. A mobilização para esta investigação deu-se a partir do meu percurso formativo e, posteriormente, com a aceitação de atuar como docente do AEE na referida Escola. Para validar os relatos presentes a respeito da temática, recorremos aos pensamentos de autores como: Nóvoa (1992), Pineau (2010), dentre outros. A pesquisa constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método (Auto) biográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela docente bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da docência e em seguida, analisar os documentos dos educandos atendidos no AEE (fichas individuais, laudos e avaliações) e revisão bibliográfica da Legislação que respalda o atendimento. Nesse sentido, relatou-se também, os principais desafios com implantação da sala, bem como a organização e forma de ingresso desses alunos no AEE. Dentre as reflexões estabelecidas, evidenciei que o trabalho desenvolvido com essas crianças e jovens no AEE, de certa forma, lhes deram mais visibilidade dentro da instituição educativa, possibilitando assim, amplas ações e práticas mais inclusivas por parte de todos que compõe a escola, na tentativa de juntos construirmos uma sociedade mais solidária, igualitária e com princípios de equidade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., INCLUSÃO ESCOLAR., NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID733_17112016120259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANA ARAÚJO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KALIANA ARAÚJO" "autor_email" => "kalyana78@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL FRUTUOSO GOMES " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26261 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 193 "inscrito_id" => 733 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO" "resumo" => "RESUMO: O presente estudo procura narrar às experiências vivenciadas por uma Docente da Sala de Atendimento Educacional Especializado, onde apresenta reflexões a partir da Implantação da Sala de Recursos Multifuncional no contexto escolar de uma instituição da rede pública. Nesse sentido pretendemos compreender: como as experiências com a implantação da Sala de Recurso Multifuncional, nos percursos formativos, expressos nas narrativas da docente pode favorecer para a construção de uma escola inclusiva? O estudo teve como objetivo: Analisar as experiências vivenciadas na Sala de Recurso Multifuncional, bem como nos percursos formativos, como meios para alavancar um ensino inclusivo. A mobilização para esta investigação deu-se a partir do meu percurso formativo e, posteriormente, com a aceitação de atuar como docente do AEE na referida Escola. Para validar os relatos presentes a respeito da temática, recorremos aos pensamentos de autores como: Nóvoa (1992), Pineau (2010), dentre outros. A pesquisa constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método (Auto) biográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela docente bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da docência e em seguida, analisar os documentos dos educandos atendidos no AEE (fichas individuais, laudos e avaliações) e revisão bibliográfica da Legislação que respalda o atendimento. Nesse sentido, relatou-se também, os principais desafios com implantação da sala, bem como a organização e forma de ingresso desses alunos no AEE. Dentre as reflexões estabelecidas, evidenciei que o trabalho desenvolvido com essas crianças e jovens no AEE, de certa forma, lhes deram mais visibilidade dentro da instituição educativa, possibilitando assim, amplas ações e práticas mais inclusivas por parte de todos que compõe a escola, na tentativa de juntos construirmos uma sociedade mais solidária, igualitária e com princípios de equidade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., INCLUSÃO ESCOLAR., NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID733_17112016120259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANA ARAÚJO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KALIANA ARAÚJO" "autor_email" => "kalyana78@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL FRUTUOSO GOMES " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }