UMA EXPERIÊNCIA COM A OBRA CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA AVENTURA BORBULHANTE NA MEDIAÇÃO DE LEITURA NO PIBID
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26365 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 110 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COM A OBRA CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA AVENTURA BORBULHANTE NA MEDIAÇÃO DE LEITURA NO PIBID" "resumo" => "Através desse trabalho objetivamos mostrar o quanto é importante o processo de mediação de leitura para a formação de cada um estudante leitor. Ressaltando os papeis relevante que a família e os professores exercem a respeito deste assunto, a família exerce o papel de ser o primeiro mediador, e através da mesma o aluno desenvolve uma bagagem importante de conhecimentos prévios, o que de fato facilitara para os professores que irão ensinar essas crianças, pois acredita-se que para formar bons leitores necessita-se que os primeiros contatos com a leitura sejam prazerosos e que continue sendo, até que as crianças tenham consciência de que realmente lê porque gosta. O processo metodológico se concretizou através das atividades do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, através do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do Campus Aavnçados Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM, desenvolvemos essa experiência de leitura através da leitura da obra “Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante”, com uma turma do 2º ano das séries inicias da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Realizamos uma leitura dialogada com as crianças, pois sabíamos que as mesmas iriam fazer interferências quando percebessem a real diferenças dessa história com a da história original, e através dessa experiência pode-se observar o quanto é importante a presença da leitura para a formação dos alunos, inclusive para os que ainda não sabem decodificar pois se saíram muito bem no reconto da história, dessa forma foi uma experiência muito significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID110_27102016114837.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOCELMA DUARTE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOCELMA" "autor_email" => "jocelmaduarte@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26365 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 110 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COM A OBRA CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA AVENTURA BORBULHANTE NA MEDIAÇÃO DE LEITURA NO PIBID" "resumo" => "Através desse trabalho objetivamos mostrar o quanto é importante o processo de mediação de leitura para a formação de cada um estudante leitor. Ressaltando os papeis relevante que a família e os professores exercem a respeito deste assunto, a família exerce o papel de ser o primeiro mediador, e através da mesma o aluno desenvolve uma bagagem importante de conhecimentos prévios, o que de fato facilitara para os professores que irão ensinar essas crianças, pois acredita-se que para formar bons leitores necessita-se que os primeiros contatos com a leitura sejam prazerosos e que continue sendo, até que as crianças tenham consciência de que realmente lê porque gosta. O processo metodológico se concretizou através das atividades do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, através do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do Campus Aavnçados Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM, desenvolvemos essa experiência de leitura através da leitura da obra “Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante”, com uma turma do 2º ano das séries inicias da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Realizamos uma leitura dialogada com as crianças, pois sabíamos que as mesmas iriam fazer interferências quando percebessem a real diferenças dessa história com a da história original, e através dessa experiência pode-se observar o quanto é importante a presença da leitura para a formação dos alunos, inclusive para os que ainda não sabem decodificar pois se saíram muito bem no reconto da história, dessa forma foi uma experiência muito significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID110_27102016114837.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOCELMA DUARTE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOCELMA" "autor_email" => "jocelmaduarte@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }