SILVA, Maira Adrieli Barbosa Da et al.. A matemática e seus objetos de estudo. Anais IX EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26390>. Acesso em: 24/11/2024 20:27
O texto que apresentamos traz uma reflexão sobre a natureza do conhecimento matemático. Defendemos a importância desse aprofundamento teórico para a prática do professor de matemática, uma vez que, toda prática pedagógica está inserida numa concepção de conhecimento matemático e de como se aprende matemática. Para nossa investigação usamos como referenciais alguns textos da filosofia e da aprendizagem matemática, tendo como base uma inquietação sobre o que é a Matemática e o que são os seus objetos de estudo. Para compreender as concepções que têm marcado esse conhecimento buscamos subsídios nas correntes filosóficas clássicas, delineadas como o Platonismo, o Realismo e o Empirismo e nas mais atuais, o Logicismo, o Intuicionismo e o formalismo. Tentando compreender o entendimento que se tem sobre a natureza da Matemática, aplicamos uma entrevista semiestruturada a um grupo de doze pessoas, constituído de três professores de matemática, três alunos do primeiro período e três concluintes do curso de Licenciatura em Matemática e três pessoas que não lidam com a Matemática em suas atividades. As análises das entrevistas mostraram que a concepção predominante é aquela que entende a Matemática presente nas coisas materiais, apesar dos docentes apresentarem definições mais atuais do conhecimento matemático. Todos eles afirmaram que a matemática é importante em suas atividades do dia a dia, muito embora, não tenham justificado tal afirmação de forma consistente.