SILVA, Luana Gabriela Martiniano Da et al.. Estudando geometria com o geoplano. Anais IX EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26432>. Acesso em: 24/11/2024 20:09
Este trabalho é fruto de uma intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID- UEPB, subprojeto de matemática junto a Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Emídio Viana Correia na cidade de Campina Grande- PB. O PIBID tem o objetivo de auxiliar as escolas que possuem IDEB baixo a mudar sua realidade, através de metodologias diversificadas e inovadoras. Neste trabalho, elaboramos e aplicamos um minicurso sobre alguns conteúdos de geometria com a utilização do material manipulável geoplano. Pesquisamos artigos de trabalhos já realizados com materiais manipulaveis e com o geoplano e buscamos exemplos de atividades que foram adaptadas para o nosso estudo. O minicurso foi desenvolvido em duas tardes com os alunos do ensino médio regular e também dos cursos profissionalizantes: magistério e eventos. Desenvolvemos atividades relacionadas a geometria e os seguintes conteúdos: formas geométricas, polígonos – classificação e elementos, área e perímetro de figuras planas. Os alunos construíram várias figuras geométricas utilizando o geoplano além de utilizarem o papel pontilhado para registro e resolução de algumas questões propostas. Percebemos a disciplina e concentração dos alunos nas atividades e o entusiasmo deles em cada nova descoberta. Os resultados obtidos foram de bastante valia para nós bolsistas, pois pudemos observar as dificuldades, dúvidas e também o desenvolvimento dos alunos ao resolver as atividades propostas. Observamos também que para os alunos, o minicurso foi proveitoso, pois muitos deles relataram que os conteúdos escolhidos para nossas atividades não tinham sido estudados no ensino fundamental. Dessa forma acreditamos que contribuímos para que esses alunos possam desenvolver melhor os estudos de Geometria durante o ensino médio nos anos escolares seguintes, pois a partir das atividades desenvolvidas os alunos puderam atribuir significado a vários conceitos como ângulo, diagonais, perímetro, área entre outros.