LEITE, Nahara Morais et al.. História em quadrinhos digital na educação matemática. Anais IX EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26444>. Acesso em: 24/11/2024 19:47
Neste Pôster apresentamos nosso recém-aprovado Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, vinculado ao Projeto PRODOCENCIA/UEPB, no qual objetivaremos explorar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. O enfoque de nosso Projeto PIBIC centra-se na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais por alunos de uma turma do Ensino Fundamental e uma turma do Ensino Médio de escolas públicas paraibanas, sujeitos de nossa pesquisa. Escolhas das escolas, alunos e dos conteúdos matemáticos estarão a ser definidos. A partir de uma pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso, aplicaremos questionários aos alunos das escolas, tanto anterior como posterior às suas construções de HQDs, assim como utilizaremos observação participante, notas de campo e fotografias. Anterior à pesquisa de campo, estudaremos sobre HQDs e sobre os conteúdos matemáticos a serem trabalhados. Em uma sociedade de permanente mudança como a nossa, os currículos têm de ser revistos com frequência, adaptando-se às novas necessidades. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial da Matemática, que pode ser aproveitado. É esse o resultado que esperamos alcançar com o desenvolvimento de nosso Projeto PIBIC. Ao estudar e trabalhar HQDs para fins educacionais e incentivar a construção das mesmas por alunos da educação básica, esperamos despertar neles uma Matemática diferente da qual eles talvez até temam ou não atribuam significado algum.