Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: QUAL A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES?

Palavra-chaves: OFICINAS PEDAGÓGICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE Pôster (PO) ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26500
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 865
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: QUAL A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES?"
    "resumo" => """
      Este trabalho tem por objetivo discutir o que motivou os participantes de um projeto de formação inicial e continuada por meio de Oficinas Pedagógicas. Entendemos que este se constitui em uma possibilidade real de contribuição na formação de estudantes de Pedagogia, na área de Educação Matemática e de professores que já atuam na rede pública. A relação teoria e prática tem sido uma exigência em todos os documentos que orientam e norteiam a formação profissional, principalmente dos professores da educação básica. Nessa perspectiva, a ideia que fundamenta nossa iniciativa é a possibilidade de um diálogo efetivo entre estudantes de Pedagogia e professores que já atuam em escolas públicas nos anos iniciais por meio de um espaço formativo rico e dinâmico. A partir do diagnóstico aplicado, no que se refere à motivação para a participação nas oficinas, obtivemos respostas que podemos agrupar em três categorias: respostas que se referem a formação pessoal de forma geral (acadêmica); respostas sobre aprofundamento do conteúdo matemático, especificamente; e respostas que se direcionam ao trabalho docente. Concluímos afirmando que embora o grupo seja diverso no que se refere à formação e, portanto, aos interesses relativos a essa formação, o espaço de encontro entre alunos e docentes é produtivo e necessário.\r\n
      Palavras-chave: Oficinas pedagógicas. Ensino de Matemática. Formação docente.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática"
    "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA15_ID865_01112016145422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA PEREIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA ALMEIDA"
    "autor_email" => "camila_p_almeida@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26500
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 865
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: QUAL A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES?"
    "resumo" => """
      Este trabalho tem por objetivo discutir o que motivou os participantes de um projeto de formação inicial e continuada por meio de Oficinas Pedagógicas. Entendemos que este se constitui em uma possibilidade real de contribuição na formação de estudantes de Pedagogia, na área de Educação Matemática e de professores que já atuam na rede pública. A relação teoria e prática tem sido uma exigência em todos os documentos que orientam e norteiam a formação profissional, principalmente dos professores da educação básica. Nessa perspectiva, a ideia que fundamenta nossa iniciativa é a possibilidade de um diálogo efetivo entre estudantes de Pedagogia e professores que já atuam em escolas públicas nos anos iniciais por meio de um espaço formativo rico e dinâmico. A partir do diagnóstico aplicado, no que se refere à motivação para a participação nas oficinas, obtivemos respostas que podemos agrupar em três categorias: respostas que se referem a formação pessoal de forma geral (acadêmica); respostas sobre aprofundamento do conteúdo matemático, especificamente; e respostas que se direcionam ao trabalho docente. Concluímos afirmando que embora o grupo seja diverso no que se refere à formação e, portanto, aos interesses relativos a essa formação, o espaço de encontro entre alunos e docentes é produtivo e necessário.\r\n
      Palavras-chave: Oficinas pedagógicas. Ensino de Matemática. Formação docente.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática"
    "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA15_ID865_01112016145422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA PEREIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA ALMEIDA"
    "autor_email" => "camila_p_almeida@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o que motivou os participantes de um projeto de formação inicial e continuada por meio de Oficinas Pedagógicas. Entendemos que este se constitui em uma possibilidade real de contribuição na formação de estudantes de Pedagogia, na área de Educação Matemática e de professores que já atuam na rede pública. A relação teoria e prática tem sido uma exigência em todos os documentos que orientam e norteiam a formação profissional, principalmente dos professores da educação básica. Nessa perspectiva, a ideia que fundamenta nossa iniciativa é a possibilidade de um diálogo efetivo entre estudantes de Pedagogia e professores que já atuam em escolas públicas nos anos iniciais por meio de um espaço formativo rico e dinâmico. A partir do diagnóstico aplicado, no que se refere à motivação para a participação nas oficinas, obtivemos respostas que podemos agrupar em três categorias: respostas que se referem a formação pessoal de forma geral (acadêmica); respostas sobre aprofundamento do conteúdo matemático, especificamente; e respostas que se direcionam ao trabalho docente. Concluímos afirmando que embora o grupo seja diverso no que se refere à formação e, portanto, aos interesses relativos a essa formação, o espaço de encontro entre alunos e docentes é produtivo e necessário. Palavras-chave: Oficinas pedagógicas. Ensino de Matemática. Formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.