Com o intuito de entender de que forma a História da Matemática é utilizada, como prática docente, nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho tem como principal objetivo analisar de que forma a mesma é explorada em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas especificamente pretendemos investigar se os professores dessa modalidade de ensino conhecem a História da Matemática e a utilizam no ensino dessa disciplina e conhecer a concepção epistemológica que norteia a prática docente deste profissional. A metodologia utilizada para a realização do mesmo consistiu em fundamentação teórica acerca da temática investigada, baseada em autores como Kammi (1995), Lorenzato (2008), Mendes (2009) e Piaget (1979) na realização de uma pesquisa empírica a fim de investigarmos se a História da Matemática é utilizada nas escolas públicas e de que forma os professores a utilizam. Para análise dos dados encontrados utilizamos como referência Chizotti (2008). Infelizmente, apesar de seu uso, a História da Matemática precisa ser mais explorada em sala de aula a fim de que os alunos das séries iniciais aumentem seu interesse pela disciplina, desfaçam seus preconceitos e consigam enxergar o quanto é belo e prazeroso resolver operações e solucionar problemas.