CACHO, Mylenna Vieira. A pesquisa literária e a perspectiva de ensino. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27192>. Acesso em: 24/11/2024 23:03
Este trabalho consiste no relato de uma pesquisa em andamento, com finalização prevista para maio deste ano. Nela, estão sendo identificadas as leituras literárias realizadas pelos alunos ingressantes no letivo 2016 no Ensino Médio Integrado nos Cursos de Informática e Mecânica (quatro turmas: duas do turno matutino e duas do turno vespertino, totalizando cento e vinte e cinco alunos) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Campus Santa Cruz. Os dados fornecem informações das tipologias textuais mais citadas, comparações entre as exigências de leituras em diferentes escolas (estadual, municipal e particular), os gostos literários dos alunos, perspectivas de leituras pelos discentes, além de sugestões propostas de metodologias para atividades com leituras dentro e fora do ambiente escolar. Com as análises dos resultados obtidos, a partir do questionário aplicado, um documento está sendo construído e será entregue nas escolas de alguns municípios da região do Trairi (Tangará, Japi, Serra Caiada e Santa Cruz), apresentando as informações e sugestões para o planejamento de leituras significativas, a fim de melhor favorecer essa prática e proporcionar os benefícios do ato de ler. Para o IFRN, serão apresentadas aos professores, principalmente os de Língua Portuguesa, e ao setor pedagógico as análises dos dados e as reflexões para planejamentos para os anos letivos vindouros desses discentes na instituição. O referencial teórico utilizado foi Baldi (2010), Cosson (2006), Freire (1989), Lajolo (1994), Machado (2012), Meireles (2010), Minayo (2013), Proença Filho (2017), Severino (2007).