NARRATIVAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS E A COR DA CULTURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA AS AULAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
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Um dos objetivos principais é uma breve discussão sobre aspectos relacionados aos documentos oficiais que alicerçam a Lei 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, além de problematizar a inclusão da literatura supracitada nas salas de aulas do Ensino Fundamental, aqui no caso do 6º ano, e ainda sugerir atividades que possam intervir na prática docente em Língua Portuguesa, no concernente a abordagem e trabalho com literatura em sala de aula. A proposta de intervenção consistiu na realização de quatro oficinas em sala de aula com os alunos, que culminaram com o constructo de materiais ou apresentações baseadas nas narrativas trabalhadas, cuja tessitura das personagens negras apresenta-se inovadora, por meio da ressignificação e valorização do ser negro(a), da sua cultura, história, uma vez que o enfoque maior desse trabalho é o desconstructo do eurocentrismo e o respeito da identidade negra pela literatura na escola e na sociedade. 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