SILVA, Renata Santos et al.. O gênero poema na sala de aula: da poesia ao dia a dia. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27513>. Acesso em: 24/11/2024 20:37
Reconhecer-se como sujeito construtor de seu próprio saber dentro do ambiente escolar é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, na conjuntura atual da sociedade, essa realidade torna-se árdua de ser alcançada. Pensando nisso, relacionar o processo de ensino de língua materna a uma aprendizagem significativa do educando é uma prática efetiva na aquisição de novos saberes. O ambiente escolar propicia a interação entre o conhecimento científico e as experiências de vida do educando. Considerando a utilização do gênero poema como instrumento de aprendizagem, mobilizador não apenas do estudo de conceitos linguísticos, como também enriquecer com novos saberes estabelecidos pela prática social do educando. O presente trabalho visou relacionar o cotidiano dos educandos por meio de práticas pedagógicas significativas, estimulando-os a protagonizar a construção do seu saber com a utilização de leituras de poemas que retratem suas vivências. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998) que visa utilizar diferentes linguagens na aquisição de conhecimento por parte do educando, reconhecendo-se como sujeito construtor do seu saber; Norteado pela teoria do gênero de Schneuwly e Dolz (2004) que propõe o trabalho do gênero textual como instrumento de aprendizagem; e a partir dos pressupostos sobre a aprendizagem da língua materna e as contribuições que o processo de ensino podem a ela oferecer, tomando a escola como espaço de aprendizagem de Geraldi (2010). Pretendeu-se apresentar a reflexão dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do segundo ciclo da E.M.E.F. Severino Ramos da Nóbrega em Picuí-PB sobre suas vivências cotidianas através da produção de releituras escritas do gênero poema.