INTRODUÇÃO: O Hiperdia é um programa da Estratégia de Saúde da Família para pacientes hipertensos e diabéticos e foi criado através da portaria nº 371 de 4 de março de 2002 a fim de realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias. O objetivo deste estudo foi descrever a contribuição do hiperdia na atenção básica.
METODOLOGIA: O estudo é do tipo revisão bibliográfica, tendo critérios de inclusão e exclusão e para análise dos dados, adotou-se a técnica de interpretação, resumo e descrição dos dados encontrados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos acometidos por essas patologias, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças. A criação do programa Hiperdia foi essencial para redução na prevalência da hipertensão e diabetes no Brasil. A atuação de uma equipe multidisciplinar na Estratégia de Saúde da Família, juntamente com o apoio da equipe do NASF é de extrema importância para que os pacientes obtenham resultados satisfatórios.
CONCLUSÃO: A partir da realização deste estudo fica claro que o desenvolvimento das ações dentro do Programa de Estratégia de Saúde da Família é essencial para o controle da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Sendo que o enfermeiro é o responsável por fornecer todas as orientações necessárias para que os portadores se sensibilizem e reduzam os fatores de risco que levam a ocorrência destas doenças.