Ao longo do processo histórico o livro didático aparece no cenário da educação no Brasil com uma das principais ferramentas de apoio aos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Em muitos casos, ele acaba sendo o único recurso que os alunos possuem para ter acesso ao conhecimento. Por esta razão, é necessário que o professor de Química saiba analisar o livro a partir de critérios que contribuem para eleger um bom livro didático de Química. Um dos critérios importantes que deve ser analisado é o uso das atividades experimentais. No entanto, observa-se que as atividades experimentais apresentadas em alguns livros didáticos não correspondem às propostas sugeridas nos documentos curriculares oficiais, que por sua vez, enfatizam a necessidade de trabalhar as atividades práticas numa perspectiva problematizadora e investigativa, rompendo com a concepção empirista-indutivista. Dessa forma, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 apresentam as atividades experimentais para o conteúdo de ligações químicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. Para a análise das obras, utilizaram-se os critérios estabelecidos pelo trabalho de Santos (2006). Percebe-se a partir da análise realizada, que apenas uma obra (LQ4) obteve um nota satisfatória, atendendo a quase todos os critérios estabelecidos nesta análise. No entanto, 4 obras (LQ1, LQ2, LQ3 e LQ5), obtiveram notas abaixo do esperado, havendo ausência de muitas subcategorias analisadas. Portanto, torna-se importante que os professores possam fazer adaptações nestes roteiros, buscando atender os critérios analisados, com o objetivo de proporcionar uma experimentação que atenda aos objetivos de ensinar Química no contexto da educação básica.