Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS COMO IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, LUDICIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28215
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 1570
    "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS COMO IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Atividades lúdico-pedagógicas promovem o desenvolvimento pessoal, social e cultural, estimulando a criatividade dos educandos. Este trabalho descreve ações realizadas com duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental (6ºA e 6ºB). A ação foi organizada em três etapas: 1°) Foram realizadas atividades iguais com as duas turmas (aula expositiva, oficina de desenho e um bingo com palavras referentes aos temas trabalhados); 2°) Foram realizadas atividades distintas com as duas turmas: no 6ºA foi desenvolvida uma oficina para construção do globo terrestre, enquanto no 6ºB o mesmo tema foi trabalhado através de uma aula expositiva. Em seguida ambas as turmas fizeram uma avaliação utilizando um caça-palavras; 3°) Foi realizada uma aula expositiva com as duas turmas e uma avaliação prática. Os resultados foram analisados pelo Teste T de Student, considerando significativos valores de p < 0,05. Ao final da primeira etapa a avaliação revelou que não houve diferença significativa (p=0,37) entre a aprendizagem das duas turmas. Na segunda etapa, os estudantes do 6ºA obtiveram média igual a 6,47±1,21, enquanto no 6ºB, a média foi 4,41±1,67, sendo esses valores estatisticamente diferentes (p=0,0004). Juntamente com o resultado da primeira etapa, esse dado indica que o desenvolvimento de atividades lúdicas melhorou o desempenho dos alunos do 6ºA comparado ao 6ºB. N terceira etapa foi possível observar que muitos alunos de ambas as turmas apresentaram dificuldades, deixando diversas questões sem resposta. Esses resultados corroboram com a hipótese de que a utilização de atividades lúdicas como ferramenta pedagógica pode melhorar o desempenho escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, LUDICIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1570_02052017112109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNE CYBELLY SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNE SANTOS"
    "autor_email" => "julianne.cybelly@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28215
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 1570
    "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS COMO IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Atividades lúdico-pedagógicas promovem o desenvolvimento pessoal, social e cultural, estimulando a criatividade dos educandos. Este trabalho descreve ações realizadas com duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental (6ºA e 6ºB). A ação foi organizada em três etapas: 1°) Foram realizadas atividades iguais com as duas turmas (aula expositiva, oficina de desenho e um bingo com palavras referentes aos temas trabalhados); 2°) Foram realizadas atividades distintas com as duas turmas: no 6ºA foi desenvolvida uma oficina para construção do globo terrestre, enquanto no 6ºB o mesmo tema foi trabalhado através de uma aula expositiva. Em seguida ambas as turmas fizeram uma avaliação utilizando um caça-palavras; 3°) Foi realizada uma aula expositiva com as duas turmas e uma avaliação prática. Os resultados foram analisados pelo Teste T de Student, considerando significativos valores de p < 0,05. Ao final da primeira etapa a avaliação revelou que não houve diferença significativa (p=0,37) entre a aprendizagem das duas turmas. Na segunda etapa, os estudantes do 6ºA obtiveram média igual a 6,47±1,21, enquanto no 6ºB, a média foi 4,41±1,67, sendo esses valores estatisticamente diferentes (p=0,0004). Juntamente com o resultado da primeira etapa, esse dado indica que o desenvolvimento de atividades lúdicas melhorou o desempenho dos alunos do 6ºA comparado ao 6ºB. N terceira etapa foi possível observar que muitos alunos de ambas as turmas apresentaram dificuldades, deixando diversas questões sem resposta. Esses resultados corroboram com a hipótese de que a utilização de atividades lúdicas como ferramenta pedagógica pode melhorar o desempenho escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, LUDICIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1570_02052017112109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNE CYBELLY SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNE SANTOS"
    "autor_email" => "julianne.cybelly@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Atividades lúdico-pedagógicas promovem o desenvolvimento pessoal, social e cultural, estimulando a criatividade dos educandos. Este trabalho descreve ações realizadas com duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental (6ºA e 6ºB). A ação foi organizada em três etapas: 1°) Foram realizadas atividades iguais com as duas turmas (aula expositiva, oficina de desenho e um bingo com palavras referentes aos temas trabalhados); 2°) Foram realizadas atividades distintas com as duas turmas: no 6ºA foi desenvolvida uma oficina para construção do globo terrestre, enquanto no 6ºB o mesmo tema foi trabalhado através de uma aula expositiva. Em seguida ambas as turmas fizeram uma avaliação utilizando um caça-palavras; 3°) Foi realizada uma aula expositiva com as duas turmas e uma avaliação prática. Os resultados foram analisados pelo Teste T de Student, considerando significativos valores de p < 0,05. Ao final da primeira etapa a avaliação revelou que não houve diferença significativa (p=0,37) entre a aprendizagem das duas turmas. Na segunda etapa, os estudantes do 6ºA obtiveram média igual a 6,47±1,21, enquanto no 6ºB, a média foi 4,41±1,67, sendo esses valores estatisticamente diferentes (p=0,0004). Juntamente com o resultado da primeira etapa, esse dado indica que o desenvolvimento de atividades lúdicas melhorou o desempenho dos alunos do 6ºA comparado ao 6ºB. N terceira etapa foi possível observar que muitos alunos de ambas as turmas apresentaram dificuldades, deixando diversas questões sem resposta. Esses resultados corroboram com a hipótese de que a utilização de atividades lúdicas como ferramenta pedagógica pode melhorar o desempenho escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.