Atividades lúdico-pedagógicas promovem o desenvolvimento pessoal, social e cultural, estimulando a criatividade dos educandos. Este trabalho descreve ações realizadas com duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental (6ºA e 6ºB). A ação foi organizada em três etapas: 1°) Foram realizadas atividades iguais com as duas turmas (aula expositiva, oficina de desenho e um bingo com palavras referentes aos temas trabalhados); 2°) Foram realizadas atividades distintas com as duas turmas: no 6ºA foi desenvolvida uma oficina para construção do globo terrestre, enquanto no 6ºB o mesmo tema foi trabalhado através de uma aula expositiva. Em seguida ambas as turmas fizeram uma avaliação utilizando um caça-palavras; 3°) Foi realizada uma aula expositiva com as duas turmas e uma avaliação prática. Os resultados foram analisados pelo Teste T de Student, considerando significativos valores de p < 0,05. Ao final da primeira etapa a avaliação revelou que não houve diferença significativa (p=0,37) entre a aprendizagem das duas turmas. Na segunda etapa, os estudantes do 6ºA obtiveram média igual a 6,47±1,21, enquanto no 6ºB, a média foi 4,41±1,67, sendo esses valores estatisticamente diferentes (p=0,0004). Juntamente com o resultado da primeira etapa, esse dado indica que o desenvolvimento de atividades lúdicas melhorou o desempenho dos alunos do 6ºA comparado ao 6ºB. N terceira etapa foi possível observar que muitos alunos de ambas as turmas apresentaram dificuldades, deixando diversas questões sem resposta. Esses resultados corroboram com a hipótese de que a utilização de atividades lúdicas como ferramenta pedagógica pode melhorar o desempenho escolar.