Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR

Palavra-chaves: ENSINO, CONHECIMENTO, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28229
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 1297
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR"
    "resumo" => "A atual educação centrada no conhecimento e saberes científicos não consegue suprir a formação dos indivíduos em todos os âmbitos, sendo necessário para uma formação completa e eficaz, levar em consideração todos os aspectos que constroem o sujeito, dentre eles as necessidades sociais e emocionais. Assim o trabalho buscará responder a seguinte questão: Quais as possibilidades e dificuldades de utilizar no processo avaliativo da aprendizagem um olhar voltado as Habilidades Socioemocionais? A pesquisa tem um olhar na abordagem qualitativa, que leva em consideração a vivência e a experiência de vida dos indivíduos (FLICK, 2009). Consiste em uma pesquisa participante, na perspectiva de Brandão (1999). Nesse momento inicial contamos com oito sujeitos onde cinco são formados em ciências biológicas, dois em química e somente um formado em física, todos professores da rede básica de ensino pública e/ou privada de Sergipe. Os sujeitos foram convidados para participar de uma oficina teórico/prática que abordou o tema Habilidades Socioemocionais, buscando refletir sobre as possibilidades e dificuldades da sua utilização associada ao processo de avaliação da aprendizagem. Em suma, o trabalho mostra ainda de maneira inicial a importância de estimular a construção de um novo olhar mais subjetivo diante do aluno e da prática avaliativa. Para isso é necessário ouvir os professores, suas práticas avaliativas e as suas necessidades nesse processo. Dessa maneira, a importância desse trabalho é tornar a avaliação socioemocional menos subjetiva e mais transparente de modo que os alunos sejam protagonistas na tarefa de construir sua formação e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CONHECIMENTO, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1297_10052017054654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBIANA PASSOS CUSTÓDIO"
    "autor_nome_curto" => "RUBIANA"
    "autor_email" => "rubiana.passos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28229
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 1297
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR"
    "resumo" => "A atual educação centrada no conhecimento e saberes científicos não consegue suprir a formação dos indivíduos em todos os âmbitos, sendo necessário para uma formação completa e eficaz, levar em consideração todos os aspectos que constroem o sujeito, dentre eles as necessidades sociais e emocionais. Assim o trabalho buscará responder a seguinte questão: Quais as possibilidades e dificuldades de utilizar no processo avaliativo da aprendizagem um olhar voltado as Habilidades Socioemocionais? A pesquisa tem um olhar na abordagem qualitativa, que leva em consideração a vivência e a experiência de vida dos indivíduos (FLICK, 2009). Consiste em uma pesquisa participante, na perspectiva de Brandão (1999). Nesse momento inicial contamos com oito sujeitos onde cinco são formados em ciências biológicas, dois em química e somente um formado em física, todos professores da rede básica de ensino pública e/ou privada de Sergipe. Os sujeitos foram convidados para participar de uma oficina teórico/prática que abordou o tema Habilidades Socioemocionais, buscando refletir sobre as possibilidades e dificuldades da sua utilização associada ao processo de avaliação da aprendizagem. Em suma, o trabalho mostra ainda de maneira inicial a importância de estimular a construção de um novo olhar mais subjetivo diante do aluno e da prática avaliativa. Para isso é necessário ouvir os professores, suas práticas avaliativas e as suas necessidades nesse processo. Dessa maneira, a importância desse trabalho é tornar a avaliação socioemocional menos subjetiva e mais transparente de modo que os alunos sejam protagonistas na tarefa de construir sua formação e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CONHECIMENTO, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1297_10052017054654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBIANA PASSOS CUSTÓDIO"
    "autor_nome_curto" => "RUBIANA"
    "autor_email" => "rubiana.passos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A atual educação centrada no conhecimento e saberes científicos não consegue suprir a formação dos indivíduos em todos os âmbitos, sendo necessário para uma formação completa e eficaz, levar em consideração todos os aspectos que constroem o sujeito, dentre eles as necessidades sociais e emocionais. Assim o trabalho buscará responder a seguinte questão: Quais as possibilidades e dificuldades de utilizar no processo avaliativo da aprendizagem um olhar voltado as Habilidades Socioemocionais? A pesquisa tem um olhar na abordagem qualitativa, que leva em consideração a vivência e a experiência de vida dos indivíduos (FLICK, 2009). Consiste em uma pesquisa participante, na perspectiva de Brandão (1999). Nesse momento inicial contamos com oito sujeitos onde cinco são formados em ciências biológicas, dois em química e somente um formado em física, todos professores da rede básica de ensino pública e/ou privada de Sergipe. Os sujeitos foram convidados para participar de uma oficina teórico/prática que abordou o tema Habilidades Socioemocionais, buscando refletir sobre as possibilidades e dificuldades da sua utilização associada ao processo de avaliação da aprendizagem. Em suma, o trabalho mostra ainda de maneira inicial a importância de estimular a construção de um novo olhar mais subjetivo diante do aluno e da prática avaliativa. Para isso é necessário ouvir os professores, suas práticas avaliativas e as suas necessidades nesse processo. Dessa maneira, a importância desse trabalho é tornar a avaliação socioemocional menos subjetiva e mais transparente de modo que os alunos sejam protagonistas na tarefa de construir sua formação e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.