A atual educação centrada no conhecimento e saberes científicos não consegue suprir a formação dos indivíduos em todos os âmbitos, sendo necessário para uma formação completa e eficaz, levar em consideração todos os aspectos que constroem o sujeito, dentre eles as necessidades sociais e emocionais. Assim o trabalho buscará responder a seguinte questão: Quais as possibilidades e dificuldades de utilizar no processo avaliativo da aprendizagem um olhar voltado as Habilidades Socioemocionais? A pesquisa tem um olhar na abordagem qualitativa, que leva em consideração a vivência e a experiência de vida dos indivíduos (FLICK, 2009). Consiste em uma pesquisa participante, na perspectiva de Brandão (1999). Nesse momento inicial contamos com oito sujeitos onde cinco são formados em ciências biológicas, dois em química e somente um formado em física, todos professores da rede básica de ensino pública e/ou privada de Sergipe. Os sujeitos foram convidados para participar de uma oficina teórico/prática que abordou o tema Habilidades Socioemocionais, buscando refletir sobre as possibilidades e dificuldades da sua utilização associada ao processo de avaliação da aprendizagem. Em suma, o trabalho mostra ainda de maneira inicial a importância de estimular a construção de um novo olhar mais subjetivo diante do aluno e da prática avaliativa. Para isso é necessário ouvir os professores, suas práticas avaliativas e as suas necessidades nesse processo. Dessa maneira, a importância desse trabalho é tornar a avaliação socioemocional menos subjetiva e mais transparente de modo que os alunos sejam protagonistas na tarefa de construir sua formação e aprendizagem.