A monitoria é uma atividade que coloca o aluno em interação com atividades didáticas sendo uma das estratégias de complementação da formação de discentes durante a graduação e que propicia uma relação cotidiana com os docentes e graduandos a partir da construção de situações de ensino-aprendizagem, é também uma atividade de apoio pedagógico que visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico. Portanto este trabalho de pesquisa apresenta a percepção do estudante-monitor em relação á prática de monitoria e as possíveis contribuições dessas atividades na sua formação no curso de Química Industrial, a partir da sua isenção no programa de monitoria na disciplina de Química Orgânica Experimental. Emergiram do estudo a análise de conteúdo, as seguintes categorias: monitoria, formação acadêmica e docência. Os resultados deste estudo foram obtidos por meio de questionário com o grupo de alunos do Centro de Ciências e Tecnologia da UEPB, onde evidenciam a prática da monitoria como uma ferramenta que facilita o desenvolvimento teórico-prático do estudante-monitor, também se realizou uma avaliação com os professores orientadores sobre o desempenho do seu aluno colaborador, em relação a estes parâmetros: o conteúdo abordado, postura e execução das práticas laboratoriais. Em seguida, os dados foram coletados, organizados e ponderados de maneira que as respostas não representassem apenas números, mas que tivessem um sentido amplo com relação às mesmas. Percebe-se que a monitoria acadêmica alcança seus objetivos, pois melhora a formação acadêmica para o seu preparo e formação para o exercício do magistério.