Na era da globalização e informação, diante de uma sociedade competitiva, dinâmica e extremamente exigente, se faz necessário ao professor tornar-se um profissional disponível a melhorias e adaptações em sua técnica e prática didática. Visando contribuir para com a melhoria no ensino de Química e também das demais ciências é que têm sido desenvolvidos vários novos tipos de exposição do conteúdo inerente ao currículo. Em especial atenção ao ensino de Química é que se desenvolveu esta pesquisa, com a visão diferenciada deseja-se motivar e possibilitar a melhoria no ensino das novas demandas de estudantes que vivenciam constantes mudanças relacionadas às Novas Tecnologia da Informação e Comunicação (NTICs). O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem (OVAs), direcionados a auxiliar na compreensão da tabela periódica. Como plataforma de desenvolvimento para os OVAs, foi usado o Hot Potatoes disponível na web de forma gratuita. O Hot potatoes, oferece seis ferramentas de trabalho, “JQuiz (*.jqz); JMix (*.jmx); JCross (*.jcw); JMatch (*.jmt); JCloze (*.jcl); The Masher (*.jms). Usando os recursos de JQuiz, JCloze e JCross, se desenvolveu três objetos virtuais de aprendizagem. Com a aplicação de tais OVAs, constatou-se que o Hot potatoes constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de OVAs para auxilar no processo de ensino-aprendizagem de Química.