Os procedimentos de avaliações educacionais após de ser exposto o conteúdo em sala é estabelecido como uma tarefa didática essencial e contínua no trabalho do professor e ainda estabelece um acompanhamento sobre o processo de ensino-aprendizagem da cada aluno. Assim observar avanços na aprendizagem, problemas de desempenho para desta forma reparar os erros e dúvidas do conteúdo abordado. Logo o professor precisa planejar sua prática pedagógica visando se adequar a cada estágio em que cada aluno se encontra buscando aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno de forma ilustrativa e dinâmica promovendo uma melhor compreensão sobre o conteúdo e satisfação no aproveitamento escolar. Este trabalho teve como objetivo observar o êxito no processo de ensino-aprendizagem por meio de dados adquiridos por avaliação educacional. Com a finalidade de examinar a aprendizagem dos alunos antes da explicação do conteúdo metabolismo proteico e pós explicação. Aplicou-se um questionário para 33 alunos do 2° ano do ensino médio, na escola de Referência Joaquina lira, localizada em Aliança – PE. O questionário possuía 10 questões de múltipla escolha. Logo após responderem, o assunto foi abordado maneira ilustrativa com data show, em seguida os alunos participaram de um jogo educacional que abordava o mesmo assunto. E no final responderam o mesmo questionário com finalidade avaliativa. Como resultados foram observados melhores desempenhos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados foram regulares, o pouco tempo para um assunto com muitos detalhes não possibilitou adquirir resultados ótimos. No entanto ocorreu uma melhora significativa entre o 1° questionário e 2° questionário.