Este artigo relata uma atividade experimental e contextualizada realizada em cumprimento da disciplina Laboratório e Prática do Ensino de Física V, no projeto de extensão denominado, Contextualizando e Experimentando: Em busca de um Ensino de Física que Faça Sentido, realizado no IFPE- campus Pesqueira com o determinado tema: Olho Humano e Defeitos da Visão e tem como objetivo, mostrar o quanto é fundamental esse tipo de atividade no processo de aprendizagem dos alunos. Fala também que para realização desse tipo de atividade não é necessário a utilização de laboratórios sofisticados, pois, nem todas as escolas dispõe de experimentos elaborados em industrias, muitos experimentos podem ser elaborados com materiais de baixo custo no caso dessa atividade o experimento mais caro foi o globo ocular anatômico. Finaliza expondo a necessidade do docente em praticar atividades experimentais e contextualizadas, sejam elas em laboratórios sofisticados ou de baixo custo, todavia o experimento de baixo é mais interessante porque o aluno poderá confeccionar seu próprio experimento tornando válido o conhecimento obtido no decorrer da aula. Esse tipo de atividade estimula o discente a querer sempre mais conhecimento sobre os fenômenos físicos a sua volta, tonando-o um aluno aplicado e vendo que os fenômenos de fato acontecem e como acontecem.