ARAÚJO, Carla De et al.. Explorando a matemática do cotidiano no ensino fundamental. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28517>. Acesso em: 24/11/2024 23:12
Discutimos em nosso relato uma aula realizada em 2017 no Curso de Linguagem e Escrita Samelly Xavier - CLESX, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com uma aluna do 3º ano do Ensino Fundamental na assessoria de Matemática, cujo conteúdo matemático trabalhado foi o de soma e subtração na atividade Cuidando da Mesada. O objetivo foi o de trabalhar com a noção de dinheiro e a resolução de problemas para a aprendizagem e compreensão das operações. Não temos uma diversidade de respostas por termos aplicado a atividade apenas para uma aluna, entretanto notamos o quanto esse tipo de atividade possibilitou o desenvolvimento dos cálculos e da tomada de decisão da aluna em questão. Pudemos notar que este tipo de atividade possibilita um caminho de ensino e aprendizagem mais consistente e prazeroso para o aluno, que se torna capaz de ter autonomia na elaboração do pensamento e, portanto, na elaboração do conhecimento. Nossa intenção é destacar a importância da resolução de problemas como estratégia didática para um ensino que estimule a curiosidade dos alunos e os prepara a lidar com situações novas, sendo motivados a pensar, conhecer, ousar e solucionar problemas matemáticos em seu dia a dia. Entendemos que quando o professor estabelece a realização de um trabalho que pode lhe proporcionar obter resultados positivos, todo o trabalho de pesquisa e elaboração, o leva a construção efetiva dos conhecimentos.