Uma das atividades realizada pelo subprojeto de Física, teve como finalidade desenvolver uma atividade voltada para o conhecimento e a valorização das frutas do semiárido, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho, em uma turma do 9º ano. Tivemos como objetivos apresentar motivos e fundamentações para qual os/as alunos/as possam valorizar as frutas nativas da sua região. A metodologia resumiu na aplicação de questionários semi-estruturador para os alunos e os mesmo levaram para casa, onde um membro da família responderam, no total obtivemos vinte e sete participantes. Logo após, realizamos uma análise quali-quantitativa e evidenciamos através do percentual obtido na abordagem teórica, destacando a preferência e o incentivo durante sua alimentação em relação ao consumo de frutas. Uma das referências utilizadas foi a cartilha “Frutas da Caatinga”. Ao final, os alunos produziram um resumo descritivo sobre a importância das frutas do semiárido. Diante das informações obtidas acreditamos ter alcançado resultados positivos, a partir dos relatos descritos nos textos, onde evidenciaram a importância do cultivo das frutas do semiárido. Nessas perspectivas, o ensino de ciências na Educação Básica pode possibilitar uma integração interdisciplinar através de novas abordagens e metodologias que aproximem os alunos das realidade do nosso cotidiano.