Diante dos novos desafios da nova reforma do ensino médio em nosso país, somos desafiados a abraçar de forma coerente essas demandas. Dentro desse contexto, trazemos como proposta neste trabalho um laboratório aberto desvendando a física do elevador demonstrado através de um protótipo construído em oficinas pedagógicas orientadas. Utilizando esse objeto educacional, é possível abordar contextos teóricos e aplicações da física. A motivação a que se propõe este projeto consiste em investigar fenômenos físicos: de maneira lúdica e interativa. Utilizando-se objetos de baixo custo e fácil acesso, viabilizando a montagem e construção de objetos educacionais que integram conceitos físicos e suas aplicações potencializando relação ensino-aprendizagem. Simulando uma eventual situação problema num contexto real, instigamos os alunos a levantar suas hipóteses e possivelmente resolver o suposto problema através de investigações e posteriormente experimentos construídos por eles mesmos. Eles serão capazes de construir tabelas com dados experimentais, gráficos a partir de variáveis importantes no fenômeno físico, relações entre variáveis envolvidas na problematização e a relação matemática dessas variáveis). Os investigadores não tendo respostas prontas levantam hipóteses e um plano de ação para solucionar as variáveis envolvidas no movimento e localização da cabine do elevador. Obtendo dados para análise e resultados da investigação. Acreditamos que a proposta deste projeto contribui nas atividades práticas que proporcionam o conhecimento significativo uma vez que ele é construído a partir de dúvidas, questionamentos e conhecimentos prévios relacionados aos conteúdos a serem trabalhados.