Partindo da perspectiva de que em nossa sociedade a escola desempenha um papel de grande relevância na formação de crianças, jovens e adultos, não unicamente de transmissora de conhecimentos sistematizados, mas contribuir para a formação do cidadão, através de um trabalho contextualizado e crítico. É necessário que a escola seja capaz de exercer sua autonomia didático-pedagógica, ampliando o pluralismo de ideais, respondendo às necessidades da comunidade, possibilitando a intervenção e transformação da realidade social. Como mediador da aprendizagem, o professor necessita contextualizar a fundamentação teórica com a prática, para uma ação mais coerente com a sala de aula. Muitos discentes, futuros professores, sentem dificuldades em realizar a mediação didática, transformar o saber teórico em saber escolar. O trabalho teve como objetivo incentivar os educandos professores, bem como os docentes que já atuam ou não em escolas do ensino médio e fundamental, a refletir sobre a sua mediação didática, colaborando com a construção dos saberes através da investigação, construção e utilização de estratégias e materiais didáticos. O trabalho foi desenvolvido na escola Ferreira Itajubá, em Natal/RN. Foram realizadas aulas práticas alternativas e desenvolvimento de materiais didáticos como jogos e modelos nas subáreas de Biologia Celular, Genética, Zoologia, e Educação Ambiental, possibilitando aos discentes um maior aprofundamento dos conhecimentos dentro das subáreas das ciências biológicas. O desenvolvimento e aplicação de metodologia e estratégias como oficinas, modelização, jogos, palestras e aulas dialogadas, oportunizaram ao discente futuro professor, viabilizar uma aprendizagem significativa de conceitos, procedimento e atitudes essenciais ao ensino de ciências.