O solo é a base da vida e o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação. Como organismo vivo, complexo e dinâmico o solo sofre a ação antrópica e a degradação pelo uso insustentável avança, podendo ser associada ao desconhecimento que a população tem de sua importância. A popularização do ensino de solos desde as primeiras séries pode contribuir para reverter esse quadro. A linguagem teatral é uma metodologia que pode auxiliar os professores a descobrirem infinitas possibilidades de trabalhar o conteúdo sobre solos com os educandos. O trabalho apresenta o Teatrinho do Solo do Projeto Solo na Escola/UFCG, que objetiva popularizar conceitos sobre o solo, dentro da proposta de Educação em Solos. As atividades são realizadas nas escolas, nas praças públicas e no Espaço de Educação em Solos da UFCG, campus de Sumé, Cariri paraibano. Na conversa dos personagens, feita de forma participativa com o público, são discutidos temas como degradação e conservação, usos e funções do solo, para sensibilizar crianças e adolescentes sobre o valor do solo. Os resultados apontam que a proposta tem ajudado a criar interesse pelos conteúdos sobre solos, com a participação dos educandos, que interagem apresentando suas visões e vivências, num diálogo simples e contextualizado com sua realidade. É possível concluir que o Teatrinho do Solo é uma importante ferramenta metodológica que deve ser melhor explorada pelos educadores para tornar o ensino dos temas sobre solos mais motivacional, significativo e contextualizado.