De acordo com Silva, os livros didáticos não satisfazem a curiosidade dos alunos atualmente, estes precisam saber o método no qual chegaram a essa conclusão, qual o caminho que chegaram aquela resposta, utilizando do artificio das aulas práticas relacionando com o alimento que os alunos consomem em seu cotidiano, afim de apresentar a composição química dos alimentos presentes do dia a dia do aluno, foi realizada uma apresentação com os conceitos que deveriam ser absorvidos para o entendimento da prática experimental que se deu através de dois experimentos, o primeiro experimento demonstra a presença do amido na batata, o segundo experimento identifica de íons de Ferro através do Hexacianoferrato (II) de Potássio, tais experimentos foram realizados com os alunos voluntários do projeto Horta Escolar desenvolvido pelos bolsistas do PIBID, para avaliar sobre o conhecimento adquirido, utilizou-se o uso de questionários nos quais os alunos comentaram sobre a coloração azulada voltada para o preto observadas no primeiro experimento, como também a coloração arroxeada observada no segundo experimento, e sobre a importância da vivencia de práticas devido a relação que ela estabelece com o conteúdo visto no ambiente de sala de aula, ampliando seu conhecimento; obtendo um olhar mais crítico sobre a química presente no seu cotidiano.