Na contextura educacional é imprescindível destacarmos contingências que facilitem e possibilitem instigar o processo de aprendizagem, proporcionando situações para que comportamentos específicos sejam emitidos. Há maneiras de contribuir com contingências para promover a aprendizagem, sendo os jogos uma delas. O jogo como instrumento pedagógico é uma ferramenta metodológica importante a ser utilizado no cotidiano escolar de docentes e discentes, pois proporcionam a construção do conhecimento, possibilita o aprendizado de conceitos e propicia um clima prazeroso e descontraído na sala de aula. Esta pesquisa foi desenvolvida e aplicada em uma Escola Estadual localizada na cidade de Carpina – PE em um evento realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão através de intervenções. O público alvo desta pesquisa foi composto por 50 alunos de turmas da referida escola. O jogo, denominado Quimquiz, foi elaborado pelos bolsistas do PIBID Química, IFPE - Vitória e tem como finalidade um método avaliativo e um reforço dos conteúdos vistos pelos alunos nos três anos do Ensino Médio contemplando questões de Química Geral, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica e questões de vestibulares relacionados aos conteúdos citados. Nos resultados obtidos pode-se concluir que o jogo “Quimquiz” foi uma excelente ferramenta metodológica para revisar conteúdos e conceitos abordados nos três anos do Ensino Médio.