Sabendo-se quanto os alunos deste século estão inseridos no mundo digital e a partir desse ponto existe o enorme desafio para os professores da atualidade que precisam superar-se para instigar os alunos a usar diversas ferramentas de ensino e aprendizagem, onde são disponibilizados recursos educacionais digitais para todos os níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A melhor opção para o professor é adaptar o uso das novas tecnologias a sua metodologia de ensino, caso queiram acompanhar a evolução da circulação de informação e o surgimento de novas tecnologias de ensino. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, e tem por finalidade mostrar o quanto é importante uso dos simuladores do PhET Colorado que podem auxiliar para um melhor aproveitamento nas aulas do ensino médio de química na escola Dr. Silva Mariz, em Marizópolis. Em termos de procedimentos metodológicos esta pesquisa é aplicada, quali-quantitativa, descritiva, um estudo de caso e bibliográfica. Este trabalho, evidência que para química existem vários simuladores, bem como, os objetos contêm animações elaboradas para demonstrações de movimentos e formas. Nesse estudo de caso verificou-se como os simuladores disponíveis do PhET Colorado, pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem de química fazendo uma aplicação prática para o conteúdo de densidade de massa em química.