A presente pesquisa tem como principal objetivo apresentar os principais |Kits de Robótica Educacional (RE) utilizados no âmbito educacional por alunos do Ensino Fundamental, Médio e na Educação Superior, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional.
Na prática, a RE é uma área de produção de conhecimento essencialmente interdisciplinar, constituindo-se da interlocução entre disciplinas como a matemática, física, engenharia, computação, educação, psicologia, medicina entre outros.No campo tecnológico o professor pode criar ambientes de aprendizagem interativos, estas possibilidades aumentam a cada passo em que a ciência e a tecnologia são aperfeiçoadas. Apesar da inserção de novas tecnologias na escola, a Robótica constitui-se de um instrumento pedagógico ainda pouco difundido no Brasil, em especial na região nordeste. Neste caminhar, o conhecimento das especificidades técnicas e tecnológicas destes instrumentos é de fundamental importância para a realização das práticas de ensino e desenvolvimento de propostas didáticas e metodológicas inovadoras. A partir dos resultados de nossa pesquisa, podemos afirmar que a RE, pode vir a promover o desenvolvimento cognitivo e apropriação de saberes de forma ampla, propiciando mudanças significativas na sala de aula.